A intenção inicial deste blog é falar sobre Europa, tanto a parte dos preparativos quanto a viagem em si mas, inspirada pelos posts do Arthur no seu blog , eu resolvi relatar minha viagem para o deserto do Atacama, no Chile, em fevereiro deste ano. Vou começar principalmente com as fotos, vou acrescentando os textos aos poucos.

 Essa viagem surgiu meio do nada, então não existiu preparação alguma. Estava aproveitando as férias da faculdade para pegar carona em um congresso da minha mãe que iria acontecer em Cuba. Minha mãe decidiu não ir ao congresso e tivemos que organizar uma viagem na última hora, no feriado do Carnaval.

Como minha mãe conhece muito bem a AL, precisávamos de um roteiro bem diferente, a operadora de turismo sugeriu o Atacama e fomos, de pacote comprado, mas sem essa coisa de grupo, que detestamos.

A pacote começava com o vôo SP – Santiago – Calama + transporte de van até San Pedro de Atacama.

 Como não houve tempo para planejar, não sabíamos muito bem o que esperar do deserto mais seco do mundo !!! E a primeira impressão foi…

Pôr-do-sol na rota Calama - San Pedro de Atacama

… uma mistura de deslumbramento e isolamento. Chegamos por volta das 20h, a tempo de ver o pôr-do-sol no caminho entre Calama e San Pedro. Para todos os lados que olhávamos era um horizonte de terra vermelha e areia.

Depois cerca de 1h15 de van, chegamos a San Pedro. A cidade é extremamente pitoresca!!!

San Pedro de Atacama

A casa são baixas, com pé-direito de cerca de 2m para manter a temperatura mais amena no interior durante as noites frias do deserto. Além disso, a única possibilidade de pintura é a cor branca. Portanto ficamos com este cenário de ruas de terra batida e casas baixinhas e com a aparência de inacabadas.

 Mas não se deixem enganar… o interior pode conter todo o charme que não existe no exterior.

Assim que chegamos fomos levadas para nosso hotel, o Terrantai, super bem localizado, que por fora estava no mesmo padrão de toda cidade, mas que surprendia em seu interior.

Hotel Terrantai

Aliás, a questão do hotel foi o grande motivo de eu ter me animar a postar sobre essa viagem. O hotel mais conhecido em San Pedro é o Explora , uma rede que inclui hotéis na Patagônia, Torre des Paines, entre outros e que o Arthur comentou no seu blog. O Explora foi descartado do nosso roteiro quando escutamos o preço: cerca de 500 dólares/pessoa/noite. Totalmente fora dos nossos padrões, nem preciso dizer, né?

Mas ficamos com a impressão que estaríamos perdendo um pedaço da festa não ficando no hotel que todos comentavam ao escutar a palavra Atacama, então resolvemos passar para conhecer o hotel. Comparem com o Terrantai aí em cima…

Explora Atacama

E para os que estão se perguntando se essa edificação é um estábulo, não se engane, esses são os quartos. Por dentro, eles são confortabilíssimos, incluindo jacuzzi no banheiro, mas a sensação que o hotel passa é de impessoalidade. O complexo de piscinas é um show a parte, mas de modo geral, o hotel não é aconchegante, tudo é muito longe. Além disso, fica afastado do centro (leia-se das 2 ruas principais), sendo necessária uma caminhada de cerca de 20min para chegar até os restaurantes, lojinhas, etc. É o tipo de hotel que oferece tudo dentro dele e que não facilita que seus hóspedes conheçam a cidade.

Iríamos ficar 4 dias no Atacama e os passeios já estavam incluidos no preço da diária do hotel, assim como as refeições. O hotel ofereceu um guia fantástico, apaixonado pelo seu trabalho, chamado Jorge. A comida era muito boa também e o hotel oferecia água a vontade, o que é muito importante no deserto !!!

Fizemos muitos passeios e o mais impressionante é que cada um parecia pertencer a um universo particular. Muito me surpreendeu a riqueza do deserto.

 Vou deixar as fotos como tira-gosto agora, outra hora escrevo comentários completos. Para uma descrição mais detalhada, visitem o Agora Vai.

As lagunas – situadas a mais de 4000m de altitude, são um espetáculo !!! Reparem no sal na margem das lagoas e dos vulcões no horizonte.

Lagunas

O salar – não-sei-quantos-mil-km2 de sal !!! E é lindo !!! Conhecer um ecossistema como esse mostra que a natureza dá um jeito para que em todas as condições a vida seja possível !!!

Salar

Vale de la Luna/Vale de Marte – vales com terrenos que se parecem tanto com seus homônimos que a NASA chega a testar seus brinquedinhos por lá !!! Assistir o pôr-do-sol de lá é obrigatório.

Vale de la Luna e Vale de Marte

Quitor – a antiga fortaleza dos moradores da região do Atacama permite uma vista do deserto muito contrastante: o verde da margem do rio e a secura dos arredores.

Quitor

Geisers del Tatio – um passeio feito em horários impróprios para seres humanos e a temperaturas nada amigáveis para nós brasileiros, mas que não pode ser perdido. Madrugue, tome seu chá de coca e prepare-se para temperaturas negativas a cerca de 4500m de altitude e cenas inesquecíveis!!!

El Tatio

Os bichinhos – algumas espécies próprias dos Andes, como lhamas e vicunhas, e os flamingos que aparecem por todos os cantos mais inóspitos do deserto !!!

Lhamas (cameläeo domesticado)

Vicunhas (cameläeo selvagem)

Flamingos

8 Responses to “Atacama”


  1. 1 Arthur maio 29, 2007 às 6:55 pm

    Oi Carla, vejo que criou coragem! Parabéns pelo blog e pela citação!
    Abraços!

  2. 2 Vivian Haynes setembro 6, 2007 às 8:33 am

    Carla, estas fotos estão também muito lindas !
    Mas faltou você e sua mãe, cadê?
    Um beijo,

    Vivian

  3. 3 Ana Maria outubro 10, 2007 às 5:50 pm

    Carla,
    sou amiga e colega da Bireme de sua mãe. Ela me fala sempre de vc, alias te vi na barriga dela a e hoje vc ja´está pelo mundo! è isso aí menina, vá em frente!! Acho super legal esse espirito de aventura, conhecer semrpre coisas , lugares e pessoas novas. Isso só faz bem.
    Estou indo para o Chile no dia 12 agora, vou ficar um pouco em Santiago, , vou até mendoza, descendo pelos Andres, depois vou até o norte . Não sei se vou até o Atacama, mas vendo seu blog fiquei mto animada! Parabéns pelo seu blog!

    Como está ai na R. Checa? Conheci Praga e é uma das mais belas cidade sque ja´conheci. Acho que o povo daí tb é bem legal!
    Aproveite mto!
    Beijos

    Ana Maria
    Ana maria

  4. 4 Carla outubro 11, 2007 às 5:27 am

    Ana Maria, obrigada pela visita!

    E que delícia que vc está indo para o Chile. Eu adorei a viagem! E vc ainda vai visitar mais lugares! Aproveite!

    Quanto a Rep. Tcheca, ainda nao fui a Praga, estou doida para conhecer porque todo mundo fala que é maravilhosa!

    Abracos,
    Carla

  5. 5 Angelo abril 20, 2008 às 11:19 pm

    OI!!!

    sou de portugal e vou fazer erasmus para zlin no proximo ano lectivo!
    andava a pesquisar sobre a cidade na net e encontrei o teu blog.
    sera que me podes responder a algumas questoes?
    se nao te importares, respondias para o meu mail, dariasme uma grande ajuda…

    abraço

    Angelo

  6. 6 ALEXANDRE fevereiro 10, 2009 às 10:27 pm

    CARLA SIMPLESMENTE FANTASTICO SUAS FOTOS, VIAGENS E EXPERIENCIAS.
    GOSTARIA DE PODER CONVERSAR MELHOR CONTIGO SOBRE SUAS EXPERIENCIAS.

    ENTRE EM CONTATO COMIGO ATRAVES DE MEU E-MAIL ( ACIMA ) PARA QUE POSSAMOS CONVERSAR.

    PARABÉNS, SUCESSO.

    ALEXANDRE

  7. 7 Valéria outubro 17, 2009 às 10:34 am

    Carla, adorei seu blog! maravilhoso!Dá uma vontade de por o pé na estrada….
    To indo para o Chile dia 14/11/2009,são 15 dias de viagem.E vamos de Santiago até Puerto Varas de carro, e soube pela outra Carla que vc tinha feito o passeio de trem no vale do Colchagua, que tal? qto tempo seria necessário ficar nesta região? qto custa?E o clima?vc tem mais alguma sugestão?
    Agradeço o que vc puder me responder,e continue fazendo LINDAS VIAGENS!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Total de...

  • 195,660 visitas... ou viagens!!!

%d blogueiros gostam disto: