Voando com a RyanAir

ryanair3.jpg 

Minha viagem para Cartagena foi minha primeira experiência com a RyanAir e eu queria deixar registrado aqui como foi programar toda a viagem pela internet e minhas impressões sobre essa companhia!

Bom, comprei minhas passagens com quase um mês de antecedência, pelo site da empresa, procurando as mais baratas. Nessa etapa o mais importante é não esquecer que os preços que aparecem na primeira busca não incluem as taxas. No meu caso, por exemplo, as passagens que custavam apenas 1 centavo de libra, com as taxas acabaram ficando por volta de 20 libras cada perna.

Além disso, depois de adicionado o valor das taxas, na próxima etapa deve-se decidir o número de bagagens que se levará – 3 libras por volume – e também a necessidade de seguro.

Se você não estiver levando nenhuma bagagem além da de mão, você poderá fazer seu check-in pela internet, garantindo prioridade no embarque. Se tiver que despachar alguma mala e ainda quiser prioridade, terá que pagar mais 3 libras.

E qual é a vantagem dessa prioridade? Você fica na fila que entra primeiro no avião. Na RyanAir não tem essa de assento marcado, é na base do primeiro a entrar, primeiro a sentar. A prioridade de embarque te dá um possibilidade ligeiramente maior de sentar em um lugar que você goste.

Voltando à compra da passagem, depois de decidir essas coisas em relação a bagagem, ainda existe outra taxa que talvez tenha de ser paga dependendo da forma de pagamento.

No fim das contas, mesmo com a somatória desse monte de taxas e adicionais, o preço ainda é extremamente vantajoso.

Bom, reservei minhas passagens e imprimi as confirmações. Devo dizer que a sensação de ter dois papéis que eu mesma imprimi como recibo das passagens me deixou um pouco receosa!

Como era minha primeira vez e não sabia se poderia fazer o check-in online por não ser cidadã do Reino Unido, eu decidi fazê-lo no balcão. Foi super tranquilo e muito bem organizado. Entreguei minha folhinha impressa e recebi de volta minha primeira passagem RyanAir!

ryanair.jpg

 Saí do aeroporto de Luton em direção a Murcia (aeroporto de San Javier) e a minha volta chegou em Stansted. Já conheci ambos os aeroportos da RyanAir numa cajada só!!! 😆

Só um comentário sobre o aeroporto de Luton: fiquei bem impressionada porque esperava bem menos. Achei que seria um aeroporto sem muita estrutura por ser periférico, mas estava redondamente enganada. Muitas lojinhas, livrarias, lanchonetes e mesmo na sala de embarque ainda tinha bastante coisa, incluindo farmácia e um restaurante com uns muffins que deixavam qualquer um babando.

Aqui chega o momento crucial do vôo RyanAir: o embarque. Com a ausência dos assentos marcados, a expectativa em relação à fila de embarque é bem grande. A fila começa a se formar bem cedo e se você tem pretensões de ter alguma escolha quanto ao lugar onde viajará, recomendo que compre a prioridade. Mesmo assim, vai dividir a fila com cerca de 2/3 dos passageiros que também escolhem a prioridade de embarque.

Fui sem prioridade tanto na ida quanto na volta e, na boa, não achei necessário. Foram 2h de vôo e eu não estava nem um pouco preocupada com meu assento. Mas essa sou eu…

O vôo saiu mais do que no horário e chegou também pontualmente. Sobre o serviço de bordo – todo pago a parte – eu não posso opinar porque não utilizei, mas os funcionários – em terra e a bordo – foram extremamente simpático e delicados.

O avião é bem apertadinho, no esquema 3-3, mas também a maioria dos vôos não passa de 3h de vôo. Ou seja, nada que não dê para encarar. Fiquei só impressionada com a lotação do vôo; em plena quinta-feira a tarde, indo para uma cidade não tão famosa… não esperava mesmo! Impressionante como esses ingleses viajam!!!

ryanair2.jpg

A minha volta foi tão tranquila quanto a ida, apesar de que minha impressão sobre o aeroporto de Stansted foi bem inferior em relação ao Luton.

Enfim, minha primeira experiência com uma low cost não poderia ter sido melhor!!! Adorei essa opção de vôo e fico chateada apenas por saber que não temos uma dessas no Brasil – e nem venham me falar da Gol.

Mas quem sabe… estão falando tanto sobre o ex-presidente da JetBlue… estou na torcida!!! :mrgreen:

Anúncios

26 Responses to “Voando com a RyanAir”


  1. 1 Rodrigo Purisch fevereiro 28, 2008 às 9:51 pm

    Carla,

    Muito legal sua experiência.

    Essa de pagar para ter direito de brigar com 2/3 dos passageiros por um assento é duro.

    Mas como você disse custo benefício dentro do que você é interessante para você. O legal é ter opção de escolha!

    Um abraço

  2. 2 Margarida março 3, 2008 às 4:30 pm

    Carla

    A minha experiencia com as low-cost é bastante,pois já viajei com Ryanair,Easyjet,Airberlin e vou experimentar agora a Germanwings!
    A que mais utilizo é a Easyjet porque tem melhores horários,mas a que tem preços mais baixos,principalmente quando se conseguem dias em promoção é a Ryanair.No ano passado fizemos Porto-Londes Stansted por cerca de 90 Eur(3 passagens e taxa para o check-in online)e viajámos só com bagagem de mão.
    O avião partiu do Porto há hora marcada e saiu de Londres também há hora marcada…e esse foi o grande problema!!Perdemos o avião de regresso(pela 1ºvez na minha vida de viajante!!) porque uma Inglesa horrorosa no aeroporto de Stansted(que por sinal é bem fraquinho!)implicou com a mala de mão de um amigo que viajava connosco.Depois de termos conseguido livrar-nos da Inglesa um policia resolveu fazer abrir a mala do meu amigo por detectar a presença de liquidos…meia hora depois descobriu que o liquido estava dentro de um chocolate com licor!!Resultado,passámos a noite no aeroporto com 3 crianças até ao võo da manhã seguinte que tivemos que comprar e esse sim já não foi bem low-cost!!
    Se tivessemos ido na TAP que normalmente se atrasa 1h e meia para partir nada disto teria acontecido!!
    Beijinhos e boas-viagens

  3. 4 Luisa março 4, 2008 às 6:37 am

    Oi, Carla

    Sabe que eu sou assídua e fã número um das low cost. Vôo sem medo em todas elas, até nas mais desconhecidas como a “jet4you”…

    Com relação a prioridade no embarque, eu acho bem útil embarcar primeiro, embora não pague aquela taxa de speed boarding. Primeiro porque se você está viajando com mais pessoas, corre o risco de os lugares serem longes uns dos outros e, segundo e mais importante, por causa da bagagem de mão. Todo mundo carrega um monte de bagagem de mão e quem entra por último no avião corre o risco de não encontrar lugar pra sua bagagem. Já vi gente esbravejando sem sucesso porque tiveram que despachar sua bagagem por pura falta de lugar…

    Ah, me falaram que quem não tem passaporte europeu não pode fazer check in on line… Mas nunca conferi essa informação.

    Bjs

  4. 5 Mirella - MiKix março 11, 2008 às 10:37 pm

    Carlinha,
    Estamos com saudades dos seus posts de viagens :0).
    Manda news ehehehhe
    []s

  5. 6 Alexandre Gomes março 25, 2008 às 6:41 pm

    Carla, Tudo bem? será que vc poderia me dar dicas da melhor forma e mais barata de se chegar ao aeroporto de Stansted. Acabei comprando a ida e a volta de londres por ele sem saber que era ruim. Agora ja era…mas preciso saber como chegar lá.
    Vi que tem onibus da easy bus. Será que compensa comprar aqui do Brasil esse traslado?
    Obrigado. Alexandre

  6. 7 Carla Castro março 25, 2008 às 6:50 pm

    Alexandre,

    a opção mais barata é realmente o easybus. É barato, o serviço e totalmente decente, não tem segredo!!!

    A vantagem de comprar desde já é conseguir preços ainda melhores! Mas se você não quiser comprar antes por não saber direito o horário, pode comprar na hora sem problemas!

    Boa viagem para você! Se precisar de mais alguma coisa é só perguntar!

    Abraços,
    Carla

  7. 8 Danilo março 30, 2008 às 10:03 pm

    Oii Carla

    Estou programando uma viagem para mochilar na europa em Agosto desse ano.

    Na próxima semana comprarei as passagens low cost (RyanAir, partindo de Milão para Roma, depois de Roma para Barcelona e de Barcelona para Porto e de Porto para Milão.

    Ai segue todas as dúvidas na hora de comprar os bilhetes. Gostaria que você me desse umas dicas, como devo comprar no site da RyanAir mesmo ou posso comprar em sites aqui do Brasil como submarino viagens entre outros sites.

    Outra coisa eu tenho que comprar os bilhetes com seguro de viagem? Quem não tem a nacionalidade europeias não pode fazer check-in online ?

    Se você puder tirar essas dúvidas eu agradeço muito !!!

    Grato

    Danilo

  8. 9 Carla Castro abril 6, 2008 às 10:53 am

    Danilo,

    desculpe-me pela demora, espero que a resposta ainda te ajude.

    Para a compra dos bilhetes, acho que a unica opcao mesmo eh o site da RyanAir. Eu fiz todas as minhas compras por la e deu tudo certo!

    O seguro eh dispensavel, se voce ja tem o seu seguro viagem. Por ultimo, infelizmente, nos brasileiros nao podemos fazer o check-in online. Se voce quiser a prioridade de embarque tem que compra-la.

    Desculpe novamente pela demora, ams estou viajando e tem sido dificil achar tempo para a net!

    Abracos e uma otima viagem!!!

  9. 10 Gonçalo Sá abril 12, 2008 às 9:00 am

    Oi Carla,

    Obrigado por partilhares a tua primeira viagem na ryanair!

    Eu vou este mes realizar a minha mas tenho algum receio como é obvio. Neste momento o que mais me preocupa é o tamanho do mala de mao?

    EU li no site da ryanair que o tamanho maximo permitido era de 50x40x20 mais coisa menos coisa…Como vou comprar uma e nao encontro nenhuma com essas medidas, será que eles sao flexiveis ao ponto de deixarem entrar a mala com umas dimensoes maiores?

    Do genero de 55x55x25?
    Ja agora tem alguma bagagem de mao que me possas recomendar (marca, dimensão, etc)?

    Sei que voce esta a viajar mas se tiver um tempinnho para me responder eu agradeço.

    Ahhh a minha viagem vai ser do Porto(Pt) para Alghero(italia) com escala em Barcelona!

    Cumprimentos e mais uma vez obrigado por partilhar sua experiencia!

  10. 11 Lívia junho 25, 2008 às 11:26 am

    Oi Carla,

    Vi sua resposta ao seu leitor Alexandre sobre o Easybus.
    Entrei no seu blog justamente por pesquisa no google sobre meios econômicos de chegar e sair de Stansted, estarei lá em julho.
    Quanto custa e como faço para comprar desde já?

    Beijos!

  11. 12 Carla junho 25, 2008 às 1:32 pm

    Lívia,

    o jeito mais econômico mesmo é o easybus. Para comprar, é só entrar no site deles (www.easybus.com) e fazer a reserva. Com antecedência os preços ficam ainda melhores, apesar de que depende também do horário que você vai comprar.

    Boa sorte e se precisar de qualquer coisa é só perguntar! Espero que você ame Londres! 😀

    Bjs,
    Carla

  12. 13 Cleverson julho 5, 2008 às 7:37 pm

    Carla,
    Estou finalizando meu planejamento de viagem a Europa, que incluira varias low cost, como a Ryanair, assim valeu pelas excelentes dicas. um abraco

    Cleverson

  13. 14 Inês novembro 16, 2008 às 9:27 pm

    Olá Carla.

    Estava aqui pesquisando acerca dos voos da Ryanair… e encontrei o teu blog. Espero que o meu comentário chegue “às tuas mãos”.

    Bem, deixei o meu mail para que me possas responder.

    Dia 26 deste mês vou viajar pela primeira vez na Ryanair, e pela primeira vez também de AVIÃO! ehehehehe

    Bem, como também comprei os bilhetes pela internet, e li a tua experiência decidi “escrever”.

    Eu vou viajar do Porto até Stansted e aí farei escala até ao meu destino: Shannon. Pois bem, a minha dúvida é como me vou safar a fazer o chek in lá em Londres. Não percebo nada destas coisas… Gostava que me pudesses explicar melhor como foi o teu processo… onde é que temos que mostrar a folha impressa com o código do voo, onde é que nos dão o “bilhete real” (sem ser a folha que temos do voo), etc! A dúvida é lá no aeroporto onde é que me tenho que dirigir para levantar o meu bilhete… Enfim, muita confusão 🙂

    Espero que respondas. Obrigada*

  14. 15 Dayanne dezembro 8, 2008 às 8:02 am

    Olá…
    é necessa´rio pagar a taxa de seguro?

  15. 16 Sueli dezembro 9, 2009 às 8:08 pm

    Olá Carla….

    Fiz uma reserva para o Porto (24/12/09 com regresso em 01/01/10)em Outubro pela Ryanair,porem tudo foi feito por uma amiga que utilizou um email próprio. Paguei-lhe em dinheiro e ela pagou com C.C. Agora estou dentro do prazo para fazer o check-in online e não consigo,pois minha amiga utilizou um email que desconheço. Perdi o seu contacto e não sei como fazer. Minhas tentativas acusam discordancia de detalhes. Tenho o numero do voo e os detalhes (rotas ,datas, horários ) e inclusive o meu nome como passageiro. Eu só preciso saber se ainda existe a reserva. Já estou a recear que a minha “amiga” transferiu a reserva para outra pessoa.rsrsrs…Achas que seria possivel??
    Um abraço e obrigada!!
    //Su

  16. 18 Thiago março 13, 2012 às 10:34 am

    Carla,
    Simulei alguns voos pela Ryanair e notei que atualmente, eles cobram uma taxa de 25 euros para malas com até 10kg, ou 35 euros para 20kg. Pesquisei bastante no site deles, mas não encontrei a informação se essa mala seria a mala que devo despachar, ou a de mão se aplica nesse caso. Você saberia me informar isso?
    Obrigado, Thiago

  17. 20 Deborah julho 4, 2012 às 10:01 am

    Nem sei como te agrader!! Estava desesperada aqui após comprar a passagem!! Você me acalmou 🙂 Muitíssimo muitíssimo obrigada ;p

  18. 21 Tiago setembro 12, 2012 às 7:21 am

    Boa Tarde , eu rapaz de 17 anos gostaria de saber se é preçiso autorização para para sair do pais , eu vou fazer o percurso Porto – Marselha, por favor alguem me ajude
    obrigado 🙂

  19. 22 Tiago setembro 12, 2012 às 7:35 am

    Boa Tarde , eu rapaz de 17 anos gostaria de saber se é preçiso autorização para para sair do pais(Portugal) , eu vou fazer o percurso Porto – Marselha, por favor alguem me ajude
    obrigado 🙂

  20. 25 Hebert Oliveira dezembro 11, 2013 às 9:06 pm

    Olá Carla.

    Por gentileza irei para Europa dia 8 de janeiro de 2014, chegando em Londres dia 9, quero ir à Paris dia 13, dia 17 amsterdã, dia 19 roma e depois voltar para Londres dia 22, voos como a RaynAir são mais barato que os trajetos feitos por trem? É 100% confiavel comprar pelo site deles? Os check in sao feitos iguais aqui no Brasil ? quanto tempo antes do voo é necessario chegar no aeroporto?
    Os aeroportos sao perto dos centros? como melhor meio para chegar até eles?
    Nunca estive na Europa e o unico voo internacional que fiz foi para Buenos Aires, mas foi bem parecido como voo domestico do Brasil.

    Obrigado desde já, e parabens pela pagina.

  21. 26 Sue Ellen fevereiro 22, 2014 às 1:17 pm

    Oi Carla!
    Gostaria de agradecer pelas informações contidas na sua página, pra mim foram mais esclarecedoras que o próprio site da ryanair, viajarei pra lá em maio de 2014 e estava em dúvida se era melhor já comprar as passagens pelo site (não sabia se era confiável!) ou fazer isso ao chegar lá…..fiquei bem mais tranquila e já farei minhas reservas!! muito obrigada!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Total de...

  • 196,625 visitas... ou viagens!!!

%d blogueiros gostam disto: