Dos Frades Negros até a ponte de Londres

Continuando meu passeio pela margem sul do rio Tâmisa, vou mostrar aqui o trecho que fica entre a ponte Blackfriars a ponte de Londres, aproveitando para contar um pouco sobre esse importante rio.

margemnorte.jpg

(a vista da margem norte do rio, com vista da ponte Blackfriars)

O rio Tâmisa (Thames) foi o principal motivo que levou os romanos a colonizarem a cidade, sob o nome de Londinium, lá atrás no século I, onde eles construiram um porto comercial.

Ao longo da história as disputas por este porto continuaram modelando a cidade e até hoje o rio é importante por uma característica interessante: o rio é regido por uma hiper-super maré em que a diferença entre a baixa e a alta chega a 7m !!!!  

tamisa_mare.jpg

(a maré baixa no Tâmisa, com o prédio OXO Tower ao fundo) 

As ameaças de enchente são permanentes e existe um órgão municipal responsável exclusivamente por controlar as comportas que protegem a cidade.

Mas voltando ao passeio, esse trecho da margem sul tem uma vista privilegiada da outra margem. Prestando atenção lá na primeira foto dá para ver o domo da Catedral de São Paulo – o terceiro maior do mundo – e os prédio modernosos da City. Olhando mais atentamente ainda vocês vão perceber inúmeros guindastes: sim, a cidade está inteira em obras, muitas delas por causa das Olimpíadas de 2012!

Lá perto da ponto Blackfriars também fica o prédio da OXO Tower, cujo nome fica mais evidente a noite, quando o neon permite a identificação imediata da torre!

 oxotower.jpg

A ponte que se seguiu é muito famosa: a Millenium Bridge foi mais uma das obras inauguradas para comemoração do milênio e liga o Tate Modern…

tatemodern.jpg

(essa “aranha”me deixou com saudades do MAM e do Ibirapuera!) 

… à catedral de São Paulo, uma das mais visitadas de Londres.

milleniumbridge.jpg

Essa ponte, logo depois de inaugarada, ganhou um apelido: the wobbly bridge, ou a ponte sacolejante! :mrgreen:

A ponte não suportava o peso dos pedestres e proporcionava um certo ar de aventura àqueles que a cruzavam! Nada que uma reforma de 18 meses e 5 milhões de libras não tenham consertado! 😆

Ao lado do Tate Modern fica o The Globe, o teatro construído pela companhia de teatro de Shakespeare, em 1599. O original foi destruido pelas chamas em 1613 durou a exibição da peça Henry XIII e recentemente um ator americano dedicou-se a reconstruí-lo, próximo ao local original e nos mesmo moldes, utilizando o mesmo tipo de madeira da época e sem nenhum prego ou parafuso!

Saindo da margem do rio e adentrando o bairro Borough encontra-se uma região tranquila e muito bonitinha, cheia de casinhas de tijolos vermelhos e pracinhas charmosas. No coração desse bairro, o mercado mais famoso da cidade: Borough Market.

Com barracas de tudo quanto é tipo, é um ótimo pit stop culinário! Foi onde fiz o meu, comprando frutas secas nessa tenda…

 boroughmarket.jpg

… e depois um delicioso sanduíche de frango, bacon e milho em uma lojinha com nome interessante: Absolutely Starving – traduzindo livremente como Absolutamente Morrendo de Fome!

sanduiche.jpg

A parte final do meu passeio eu posto mais tarde, preciso sair para comprar minha plantinha!

Anúncios

9 Responses to “Dos Frades Negros até a ponte de Londres”


  1. 1 Daniela janeiro 19, 2008 às 2:51 pm

    Olá, pelo que li foi tudo bem no fim do ano, com papai e mamãe, que bom. Estou adorando a nova fase em Londres e anotando todas as dicas, em Abril estou por aí, encha isso aqui de posts heim?! Beijo

  2. 4 Carla Castro janeiro 19, 2008 às 2:56 pm

    Nossa, Daniela, que legal que você virá em abril, acho que vai ser uma época ótima!!!

    Não sei quais são suas preferências, mas vou deixar lá no seu blog algumas dicas que já recolhi nessa primeira semana em Londres.

    Abraços,
    Carla

  3. 5 MOACYR janeiro 29, 2008 às 11:26 pm

    Olá Carla. Você não me conhece. Entrei no seu blog quando estava procurando informações sobre o Teatro “Globe” e o Teatro “Blackfriars”.

    Desculpe caso tenha interferido mas, já que o fiz, caso tenha alguma foto sobre estes teatros, agradeço se puder enviá-las a mim.

    Saudações.

    Moacyr.

  4. 6 Adilton Sampaio de Souza março 7, 2013 às 12:58 pm

    Acessar e pesquisar:
    1-Adventismo em foco:Emanuela
    2-Atavismo
    3-Denton Lotz:desenhodo inferno,acidentes
    4-Mara Muniz:santa ceia

  5. 7 Adilton Sampaio novembro 13, 2013 às 2:13 pm

    Rivanildo Menezes:filho do papa
    Adventismo em foco:Emanuela
    http://www.ilha de proveta.org

  6. 9 Adilton Sampaio outubro 7, 2015 às 10:19 am

    Simonia de Nuremberg


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Total de...

  • 195,660 visitas... ou viagens!!!

%d blogueiros gostam disto: