A Praga oriental

Preciso comecar explicando que ainda nao tive chance de ir até Praga e que a comparacao entre Olomouc, a cidade que visitei no domingo, e a capital da Rep. Tcheca é devida simplesmente a importancia desta cidade para a regiao da Moravia e também alguns comentários do pessoal que já esteve em ambas as cidades.

Vou poder dizer se a comparacao procede daqui há algum tempo!!!

Bom, Olomouc é a capital da Moravia e a quarta maior cidade da Rep. Tcheca. Pegamos o trem em Zlín e em 1h30 e duas conexoes, chegamos.

A estacao de trem já tinha alguns elementos que mostravam que o dia seria muito interessante, como essa fachada, com uma cena de baile!

No domingo a excursao estava maior e incluiu os meninos portugueses, duas meninas russas e o Nenad, de vermelho, nosso guia oficial!!!

Entramos na cidade na direcao da flecha vermelha…

… e nosso destino principal era a Praca Honrí, marcada com a flecha azul.

A primeira parada foi na catedral de Sao Venceslau, inteirinha em estilo gótico. Na hora que chegamos, estava acontecendo a missa de domingo, entao achamos melhor nao tirar fotos lá dentro.

Ao sairmos, vimos que a entrada ao museu de arte sacra era gratuita no domingo, entao nao perdemos a oportunidade!!!

Nao pudemos fotografar o interior do museu, mas foi uma visita bem interessante. É bem impressionante constatar como a Igreja Católica foi (e ainda é) muito rica. Vimos carruagens decoradas com muito ouro e vários artefatos usados em missas cheios de predras preciosas.

Saimos do museu em direcao a praca principal.

Esse prédio com a torre é a prefeitura de Olomouc. Nele também existe um relógio astronomico, a exemplo de Praga.

Ficamos esperando na praca até as 12h em ponto para assistir a movimentacao do relógio, mas eu achei totalmente dispensável… um negócio longo e extremamente monótono.

Mas a passada pela prefeitura foi importante para marcamos uma visita até a torre, para uma vista panoramica da cidade.

No centro da praca Horní, existe ainda a coluna da Santa Trindade…

… e ainda uma das sete fontes espalhadas por Olomouc.

A essa altura o estomago de todos estavam roncando e fomos cacar um restaurante. Nao foi nada fácil porque a maioria deles fecha no domingo. Mas depois de quase uma hora procurando, encontramos um que foi bom e barato!!! E ainda pude provar uma das sopas famosas aqui na Rep. Tcheca, feita de alho, com frango desfiado e croutons bem torradinhos, uma delícia!!!

Com a fome controlada, fomos conhecer a outra praca, Náměstí Republiky.

A praca em sim nao tem muita coisa interessante, mas as ruas ao redor sao bem pitorescas e vale para ficar andando sem direcao!!!

Alem do mais, encontramos essa capelinha super fofa!!!

Voltamos para a praca principal as 15h para subirmos na torre. Pagamos 15 coroas (1,50 reais), que é nada para se ter uma vista dessas!!!

A vontade era ficar o resto do dia lá em cima, mas tivemos que descer… e fomos caminhar no parque que circunda a cidade.

Já quase no finzinho do parque, chegamos de volta a Catedral!

Mas a essa hora, já estava mais do que em tempo de pegarmos o trem de volta para casa, entao corremos até a estacao para nao perde-lo!!!

Voltei para Zlín muito satisfeita com meu primeiro fim de semana na Rep. Tcheca!!!

11 Responses to “A Praga oriental”

1. 1 Regina outubro 5, 2007 às 2:22 pm

Cá,

Estou acompanhando essa sua última semana aqui de Ouro Preto, onde também se respira muita história. Fico muito feliz de ver você feliz e com vários amigos internacionais. Vai ser uma viagem inesquecível essa sua!!! No sentido pessoal, cultural e profissional. Aproveite!!!! Você merece!!!

Com todas essas descrições maravilhosas sobre a Moravia, estou ficando com vontade de mudar o roteiro de nossa viagem… Você precisa nos ajudar a avaliar essa possibilidade.

Eu gostaria de saber um pouco sobre seu trabalho no laboratório. Será que merece um posting?

Mil bjs.

2. 3 Carla outubro 16, 2007 às 5:46 am

Pois é, Mo Gribel, esse lado da Rep. Tcheca está se revelando um achado!!! Lugares lindos, precos lá embaixo e sem aquela multidao de turistas!!!

Obrigada pela visita!!!

3. 4 Majô outubro 21, 2007 às 9:32 pm

Nossa Carla que cidade linda !!! Que bom que conhecemos essa gracinha sem sair de frente do computador ! E as fotos estão lindas, parabéns pelo blog,
    beijos
    Majô

4. 5 Carla outubro 22, 2007 às 9:13 am

Majo, Olomouc é realmente linda!!! Mas ainda preferi Kroměřiž!!!!

Obrigada pela visita!!!

Abracos,
    Carla

• 6 Ana Santos julho 13, 2010 às 7:27 am

Oi carla,
      muito interessante essa sua reportagem sobre a Rep tcheca, sempre que viajo tento achar fontes lado B do local porque odeio muvucas e pasteurizações 🙂
      Pretendo dedicar 8 dias para esse país, já achei opiniões interessantes sobre Praga, e gostaria de saber quais cidades além dessa você acha que vale a pena ir.
      Valeu!
      Ana Carolina

• 7 Carla Castro julho 13, 2010 às 9:07 am

Ol, Ana!

Que delcia passar 8 dias na Rep. Tcheca! Eu morro de saudades =)

Com 8 dias, eu no saria da regio da Bohemia (onde est Praga). Tem muita coisa para ver por l, alm dos dias que voc vai querer ficar em Praga.

Uma das cidades mais visitadas do pas, alm da capital, Cesky Krumlov ( https://madeincarla.wordpress.com/category/rep-tcheca/cesky-krumlov/). Como bate e volta puxado, so 3h30 de trem para cada perna, mas eu fiz isso e ainda era inverno, com o sol se pondo super cedo. O melhor se organizar para passar uma noite por l, vale super a pena.

Uma outro bate-e-volta interessante que fiz foi Karlovy Vary e Loket ( https://madeincarla.wordpress.com/category/rep-tcheca/karlovy-vary/). Apesar da ausncia de fotos minhas no blog, foi um dia delicioso. E Loket to pituresca que apareceu at no ltimo filme do 007!!!

Se voc quer uma visita bem inusitada, sugiro Kutna Hora, com seu ossurio (https://madeincarla.wordpress.com/category/rep-tcheca/kutna-hora/). Como certeza uma das atraes mais bizarras que j conheci!

Bom, a esto algumas dicas, mas como no sei muito sobre a sua viagem, no quero ficar te enchendo de informaes. As coisas mudam bastante dependendo da poca do ano que voc for, ou se tem inteno de alugar carro e, principalmente, do tempo que pretende dedicar a Praga!

Se quiser mais detalhes, estou a disposio =)

Ah, e em Praga, no esquea de passar por esse jardim: Vrtbovsk zahrada ( http://www.vrtbovska.cz/)

Abraos, Carla

5. 8 Heloisa outubro 7, 2010 às 9:07 pm

TINHA FEITO UMA PERGUNTA , MAS ACHO QUE ACABEI ENCONTRANDO A RESPOSTA, PORTANTO AGRADEÇO MAS NEM PRECISA RESPONDER.O JARDIM SECRETO É O VRTBOVSKÁ , NÃO É MESMO ? VOU LÁ TÃO LOGO CHEGUE A PRAGA.
    UM ABRAÇO,
    HELOISA

1. 1 República Tcheca: o lado B « Viaje na Viagem Trackback em outubro 21, 2007 às 11:23 am