Rovinj

Meu quarto dia em Pula foi dedicado a visitar Rovinj, uma cidade de aproximadamente 15 mil habitantes, situada a uns 40 minutos de onibus de Pula.

Os onibus aqui na Croacia sao realtivamente baratos (paguei 30 kunas, ou 12 reais para ir a Rovinj) e sao o melhor meio de transporte para o viajante desmotorizado ja que a malha ferroviaria por aqui nao eh muito extensa e as estradas sao muito boas na maioria dos casos.

Rovinj eh a cidade mais famosa da regiao da Istria e portanto muito visitada, mas como a alta temporada ja acabou deu para aguentar a quantidade de turistas!!!

vista6.jpg

Mas com certeza, a fama eh mais do que merecida. Ate agora, foi a cidade mais fofa em que estive e tambem a que mais gostei!!!

vista21.jpg

Rovinj eh uma cidade de pescadores, dominada pela catedral de Santa Eufemia que pode ver vista de qualquer ponto da cidade e de seus arredores. Descendo o monte a partir da catedral, varias ladeiras estreitas e extremamente pitorescas.

ruelas.jpg

Foi a cidade em que me senti melhor, com uma energia que emanava de todos os cafes que se espalham ao longo das avenidas a beira-mar.

obalaaldo2.jpg

pracatita2.jpg

Eu ate perdoei o calcamento liso das ruazinhas me fizeram escorregar uma centena de vezes!!! (Nao, eu nao me esborrachei no chao em nenhuma delas!!!)

Mas vamos comecar o passeio direito, pela Catedral!!!

catedral2.jpg

Ela foi construida quando Rovinj era uma das cidades mais populosas da peninsula da Istria, em homenagem a santa Eufemia, que dissem ter sido torturada e jogada aos leoes por um imperador romano.

lenda2.jpg

Diz a lenda ainda que o sarcofago com o corpo da santa sumiu de Cnstantinopla e reapareceu na costa de Rovinj, vinda do mar sobre um barco espectral. Mas ninguem conseguia carregar o sarcofago, ate que um garoto apareceu, acompanhado por duas vacas (tambem espectros), e finalmente levou o corpo ate o topo do monte onde depois foi construida a catedral.

lenda.jpg

Mas o grande motivo para visitar a igreja nao eh nem um pouco catolico. A melhor parte da visita eh com certeza subir a torre de 60m da igreja…

escadaria.jpg

… para ter acesso a uma perfeita vista panoramica da cidade.

vistaaerea8.jpg

vistaaerea3.jpg

vistaaerea7.jpg

Fiquei lah em cima na torre uns 20 minutos, so admirando a vista, aquele monte de casas, uma em cima da outra, o mar azul e as ilhas…

Quando finalmente desci a escadaria, comecei a perambular pelas ruazinhas. Sao umas 4 ruelas que partem do topo e que eu fiz questao de percorrer todas. Foram varias escorregadas nas pedras lisinhas, mas valeu a pena!!!

Em uma delas encontrei essa varanda, no maior estilo ‘puxadinho’ !!! 😀

varanda.jpg

Das ruazinhas, a mais conhecida chama-se Grisia e eh a rua dos artistas.

grisia.jpg

Rovinj nao tem muitas atracoes fora da cidade velha. Os cafes sao muito animados e estavam cheios, mas nao queria passar o dia inteiro sentada vendo a vida passar. O guia da Lonely Planet recomendava muito o aquario da cidade e resolvi ir dar uma olhada, ja que o ingresso era baratinho.

aquario-dupla.jpg

Pessima dica!!! O aquario consite em apenas duas salas, com uma meia duzia de janelas em cada e sem nada realmente espetacular ou que valha a visita.

Voltei para a cidade velha depois desse desvio desnecessario para almocar, ja que a tarde a programacao era conhecer o Parque da Floresta de Punta Corrente.

Resolvi que estava gostando tanto da cidade que merecia um almoco decente para coroar o dia. O prato famoso nessa regiao sao as lulas grelhadas e eu decidi que aquele era o dia para experimenta-las!!!

Escolhi o restaurante so por causa vista e acabei tendo um almoco delicioso!!!

almoco.jpg

A comida estava otima, a vista nem se fala e o atendimento foi muito bom, com garcons extremamente italianos, batendo papo e puxando assunto o tempo inteiro!!!

Depois de um almoco desses, era hora de fazer uma caminhada para combater a fiaka (a palavra croata que descreve aquela preguica pos-almoco!!!).

O parque Punta Corrente eh lindo!!!

 puntacorrente2.jpg

puntacorrente4.jpg 

puntacorrente6.jpg

A maioria vai ate la para acessar as praias, todas de pedra, claro! Mas o parque tem varias trilhas para caminhada e bicicleta, alem de paredes de pedra perfeitas para alpinismo.

escalada.jpg

Andei umas 3h pelo parque, parando de vez em quando para colocar o pe no mar e descansar um pouco.

Voltei para a cidade para pegar o onibus de volta, que infelizmente sai de Rovinj uns 30 minutos antes do por-do-sol… 😦

Mas ainda deu para dar uma ultima olhadinha para aquele amontoado de casas! 😀

pordosol1.jpg

Anúncios

4 Responses to “Rovinj”


  1. 1 Tia Ciça setembro 21, 2007 às 10:37 am

    Oi Ca,
    Vc. está arrasando com este seu blog… Está muito lindo de olhar e ler…
    Acho que dp. vc pode até se candidatar a fotógrafa profissional quando voltar… Vc. conseguiu uma foto bonita até de um céu de chuva… E fez com que pedrinhas no fundo do mar chamassem a atenção, colocando-as de fundo para seu pé cheio de bolhas (tadinha!)… Ou seja, literalmente, vc está “tirando água de pedra”… hehehe
    É sério… Tirar fotos com uma boa máquina é fácil, ainda mais com as digitais de hoje, mas escolher os melhores ângulos e as composições mais interessantes é coisa de “feeling”, um dom que nem todos têm… E dp. vc. as monta no blog de um jeito super legal… Parabéns… Sou fã!
    Muitos bjs. Saudades…

  2. 2 Tia Kitty setembro 21, 2007 às 11:51 am

    Ate que enfim escrevi, né!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Oi querida me desculpe não estar escrevendo….. mas sabe como eh o seu priminho acha que o computador faz parte do corpo dele…..hehehe.
    Eu estava inclusive muito atrasada na leitura do blog…… que por sinal acho que eh o melhor guia de viagens que eu já li….. parece que vc está aqui perto da gente descrevendo toda esta maravilha que está conhecendo.

    Mil beijos cheios de saudade

  3. 3 Carmen setembro 27, 2007 às 12:37 pm

    Carla,

    He tenho umos amigos que han estado allí e eles me dizen que hay umas praias muito bonitas e muitos campings nudistas. Eles hicieron unas excursiones en barco por as ilhas. Había muitas.

    As suas fotos son fantásticas e muito interesante pra mi porque eu nâo conozco nada de ese lugar, sólo Dubrovnik e por fotos, também.
    Tchau

  4. 4 ELINES ANDRADE agosto 20, 2016 às 3:54 pm

    adorei seu relato sobre Rovinj..vai me ajudar muito..obrigada


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Total de...

  • 196,484 visitas... ou viagens!!!

%d blogueiros gostam disto: