Curiosidades sobre a Croacia

- A gravata eh uma peca baseada na antiga vestimenta militar croata; portanto, meninos, se voces nao gostam desse acessorio apertando o pescoco, culpem os croatas!

- Outro famoso invento croata que ganhou o mundo eh a caneta esferografica!

- A comida mais abundantemente consumida eh a pizza; e nao importa a hora do dia! Pode ser no cafe-da-manha, almoco, jantar ou so como um lanche no meio da tarde. Mas eles nao sao tao criativos como nos no que diz respeito aos sabores das redondas!

- Padarias, ou pekarna, sao tambem bastante comuns e razoavelemnte parecidas com as nossas. Mas eles nao tem pao frances e nao vendem nada alem dos paes…

- As bebidas locais incluem a cerveja, ou pivo, sendo a Karlovačko a marca mais famosa; e as grappas, podendo ser aromatizadas com ervas, cereja ou mel.

- A costa do pais tem grande influencia italiana, enquanto na parte continental percebe-se mais a influencia austro-hungara, principalmente em relacao a arquitetura.

- A guerra contra a Servia que resultou na independencia da Croacia nao afetou o pais inteiro; enquanto Zagreb saiu praticamente ilesa, na costa da Dalmacia as familias tiveram que construir abrigos contra bombas e ataques aereos.

- Todos os 4 paises da antiga Iugoslavia falam a mesma lingua mas fazem questao de chama-las por nomes diferentes. As diferencas regionais sao com certeza bem menores do que aquelas entre o nosso portugues e o de Portugal… sera que deveriamos comecar a chamar nossa lingua de brasileiro ao inves de portugues?

- Nas piadas croatas, as nacionalidades mais atacadas sao os servios (por causa da guerra) e os tchecos (por serem pao-duros).

- Eles adoram pendurar as roupas em varais para fora das janelas, criando paisagens nem sempre muito bonitas de se ver.

- Ah, e eles tambem sao apaixonados por futebol!!! E um dos melhores jogadores da selecao croata eh um brasileiro!!! Eduardo da Silva, ou Dudu , veio para a Croacia com uns 17 anos, aprendeu a lingua, casou e se naturalizmu croata!!!

About these ads

31 Responses to “Curiosidades sobre a Croacia”


  1. 1 Marcio novembro 6, 2007 às 4:14 am

    Nossa, obrigado pela aula sobre a Croácia.

    Bjo!

  2. 2 Carla Castro novembro 6, 2007 às 1:19 pm

    Nossa, Márcio, a Croácia merece aulas práticas!!!!

    Lembro que voce tinha planos de visitar o apís e esperoq ue voce concretize-os em um futuro próximo porque o país vale realmente a pena!!!

    Abracos,
    Carla

  3. 3 Carolina Corrêa agosto 20, 2008 às 4:03 pm

    Oi, gostaria de saber se você sabe como é as roupas tipicas da croácia?
    beijos

  4. 4 Rosangela Pires setembro 17, 2008 às 12:38 pm

    preciso saber tudo sobre este país maravilhoso,porque é o país que meus alunos vão representar em um desfile.

  5. 5 Juliane Oliveira outubro 14, 2008 às 4:42 pm

    Olá, Márcio

    Gostaria de mais informações sobre a Cróacia, minha filha fará sua feira de conhecimentos sobre esse país.

    Grata

  6. 6 igor outubro 27, 2008 às 2:23 pm

    o sapinho pulando no lago

  7. 7 KATIA maio 13, 2009 às 8:34 am

    GOSTARIA MUITO DE SABER MAIS RECEITAS TIPICAS, BEBIDAS QUENTES, TRAJES, POIS TENHO QUE MONTAR UM BAR TEMÁTICO DA CROÁCIA.

    FICO NO AGUARDO DE ALGUM CROATA QUE POSSA ME AJUDAR

  8. 8 Marcelina julho 6, 2010 às 9:15 am

    Obrigada por esse conhecimento, pois conheci um croata lindo pela internet e não sabia nada sobre o pais dele, mas agora já sei alguma coisa pra poder conversar com ele.
    Obrigada!

  9. 9 Lilian Kano setembro 12, 2011 às 1:23 pm

    Oi, Carla
    Li vários posts e achei tudo super interessante e muito bem documentado. Seus textos me abriram o olho para essa banda da Europa. Estamos embarcando para esses lados na próxima semana e ainda decidindo se aproveitamos para conhecer um pouco da Croácia ou da Eslovênia. Quando você tiver um tempinho, se possível, agradeceria se pudesse me matar uma curiosidade. De tudo o que você viu, poderia me dizer duas cidades que faria questão de revisitar na Croácia, um must na sua opinião?
    Por enquanto, Dubrovnik já está na nossa lista.
    Obrigada e tudo de bom.

    • 10 Carla Castro setembro 13, 2011 às 4:58 am

      Oi, Lilian!

      Que bom q o blog ajudou no planejamento da viagem!

      Sobre as cidades imperdíveis, você quer duas além de Dubrovnik? Qual será o meio de transporte da viagem? Não quero indicar coisas tão diametralmente opostas se vocês estiverem de avião+transporte público.

      Mas não importando a resposta para nenhuma das perguntas acima, eu não deixaria de incluir os lagos de Plitvice no roteiro! Com certeza uma dos lugares mais bonitos (tanto no inicio do outono quanto no inverno) que já estive e morro de vontade de voltar!

      Abraços, Carla

  10. 11 Lilian Kano setembro 13, 2011 às 2:54 pm

    Oi, Carla
    Imagino que esteja ocupada. Super obrigada pela pronta resposta.
    Acho que vamos alugar um carro para ter maior flexibilidade e liberdade. Estaremos indo da Itália.
    Plitvice também está dentro. Já via que a distância é bem viável. Vou seguir pesquisando.
    Um abraço e tenha uma ótima semana!

    • 12 Carla Castro setembro 13, 2011 às 10:27 pm

      Oi, Lilian!

      Voc vm da Itlia para a Crocia de carro? Se sim, eu consideraria passar em Rovinj, que fica na Istria, a regio que faz fronteira com a Itlia (est a menos de 2h de Trieste). De l seguiria para Plitvice, visitaria os lagos at cansar :) e depois desceria para a costa a partir de Zadar at Dubrovnik.

      Se precisar de qualquer info, s avisar, estou a disposio… sempre uma oportunidade para revisitar esses lugares, mesmo que de longe =)

      Abraos, Carla

  11. 13 Lilian Kano setembro 14, 2011 às 3:26 pm

    Valeu pelas dicas, Carla!
    Um abração!

  12. 14 adriana fregapani setembro 29, 2011 às 12:18 pm

    Oi Carla, conhece a região de Hvar? Tem alguma dica para me dar. A viagem está programada para abril/maio.
    Adriana Fregapani

    • 15 Carla Castro outubro 2, 2011 às 9:12 pm

      Ol, Adriana!

      Infelizmente, estive na Crocia no fim de setembro, ento no tive como ir at as ilhas (hospedagens fechadas e ausncia de ferrys). Portanto, o nico conselho que eu tenho esse: cheuqe se abril/maio j temporada de vero por l! =)

      Abraos, Carla

  13. 16 Cristiane Ronza agosto 30, 2012 às 6:44 pm

    Oi Carla, eu soube da sua expertise sobre a Croacia por meio do site do Rica Freire e depois no programa da Band. Parabéns! Gostaria de pedir umas dicas sobre a Croácia no inverno. Eu acabei de solicitar a cidadania croata por parte da minha avó, nascida em Zagreb. O processo deve, se tudo correr bem, demorar uns dois anos. Estamos planejando visitar esse lindo país nas férias de janeiro, chegando por mar de Veneza. Que tal! Como vc mora aí deve ter dicas incríveis para esse período e tb o que devemos evitar nessa época fria do ano.
    Um abraço,
    Cris (cris.ronza@uol.com.br)

    • 17 Carla Castro agosto 30, 2012 às 6:52 pm

      Ol, Cristiane!

      Eu no moro na Crocia. Estive 1 ms por l em 2008 em setembro e dezembro, ento minhas dicas talvez no sejam as mais frescas, mas vamos l!

      Que legal que voc vai tirar cidadania! Eu achei a Crocia um pas lindo, apesar da lngua totalmente diferente da nossa.

      Sobre o que fazer em janeiro… vai estar frio! Com possibilidade de neve. Voc tem certeza que ser possvel cruzar de Veneza pelo mar? Normalmente as companhs de barco s funcionam na alta estao (abril-setembro). De qualquer forma, se no for de barco, de Veneza d para ir de trem pra Crocia num pulinho.

      Quanto tempo vocs pretendem ficar por l? Vocs preferem programas mais culturais (tipo museum) ou mais natureza? Vocs pretendem alugar carro ou fazer tudo de transporte pblico?

      Assim que vc me passar essas informaes, posso de ajudar melhor!

      Abraos, Carla

  14. 18 Cristiane Ronza outubro 3, 2012 às 6:44 pm

    Oi, Carla!

    muito obrigada pelo retorno. Nosso plano é ficar entre 5 a 6 dias na Croácia. Se a travessia de barco de Veneza estiver ativa, queremos começar nossa viagem por Pula no dia 05/01. Podemos visitar o anfiteatro no dia seguinte e depois aluguamos um carro com destino à Zagreb. Queremos ficar 2 ou 3 dias na capital. É sufuciente? Depois seguimos de carro para o Parque Plitvice e se o clima ajudar queremos passar uma noite no Parque. Você já esteve lá? É mesmo imperdível?! Teria uma dica de hotel? Nosso dilema começa aí. A Dalmácia é na costa e deve ser mais atraente no verão, certo? O que você recomenda como destino final? Queremos voltar para a Itália/Verona por Trieste.

    Aguardamos ansiosos suas preciosas dicas !

    Um abraço
    Cris Ronza

    • 19 Carla Castro outubro 3, 2012 às 9:12 pm

      Oi, Cristiane!

      Realmente, em Janeiro, as cidades de praia vo estar mais desertas e sem muita atividade. Mas Plitvice vai continuar inesquecvel!!! Fui em dezembro e ver aqueles lagos congelado foi fantstico. Os hotis do prprio parque so uma boa opes porque assim voc economiza no preo da entrada e tambm no precisa ficar dirigindo muito, na neve e tal.

      Como vocs alugaro o carro em Pula, acho que vale mais a pena passar em Plitvice primeiro e depois ir pra Zagreb.

      A distribuio dos dias depende do seu estilo de viagem. Se andar na neve e no frio no fizer o estilo de vocs, fiquem mais tempo em Zagreb, curtindo os lindos museus. Se o frio no for um impedimento, dedique mais tempo s cidades da Istria (onde est Pula) e ao Plitvice e fique apenas dois dias em Zagreb.

      Se no for de balsa (eu tenho quase certeza que no funcionam no inverno), como pretendem chegar at Pula? E vocs querem ir at Pula por algum motivo especial ou sem a balsa pode ser retirada do roteiro?

      Minhas sugestes:

      *Roteiro 1: tudo de carro* dia 1: alugar carro em Veneza, descer at Pula de carro (~3h), parando talvez em Porec ou Rovijn para almoar dia 2: Pula dia 3: Pula – Plitvice, dormindo em Plitvice dia 4: Plitvice – Zagreb (se quiserem aproveitar mais o parque, saiam pra Zagreb a tarde) dia 5 e 6: Zagreb dia 7: volta pra Trieste (~2h30), devolver o carro

      *Roteiro 2: carro s na Crocia* dia 1: trem Veneza – Rijeka (~8h), dormir em Rijeka dia 2: alugar o carro, descer de Rijeka com direo Zadar (~3h), parando no caminho se algo interessar dia 3: Zadar – Plitvice, dormindo no parque dia 4: Plitvice – Zagreb (se quiserem aproveitar mais o parque, saiam pra Zagreb a tarde) dia 5 e 6: Zagreb dia 7: trem Zagreb – Trieste

      E se quiserem mais tempo em Zagreb nos dois roteiros, ou quiserem encurtar a viagem, no durmam no parque!

      Espero que tenha ajudado!

      Abraos e podem continuar mandando perguntas!

  15. 20 Denise preta outubro 4, 2012 às 10:07 am

    Oi muito legal as tuas dicas…estou indo em outubro 22/10 e retorno em 4/11 gostaria de fazer grande parte da Croácia pôs tenho 11 dias…o que sugeres..acho que nao vou conseguir conhecer hivar? Vale a pena?devo só conhecer a parte do continente? Agradeço a gentileza

    • 21 Carla Castro outubro 4, 2012 às 10:30 am

      Oi, Denise!

      Que legal que voc ten bastante tempo disponvel!

      Voc far sua viagem.de carro ou de nibus/trem?

      No se esquea que no fim de outubro j baixa estao, ento o acesso a Hvar e hospedagem na ilha pode ser um pouco complicado…

      Me passe direitinho seu maio de transporte e suas prioridades, tipo as cidades que no podem faltar no seu roteiro que eu ajudarei com o maior prazer!

      Abraos, Carla

      • 22 Cristiane Ronza outubro 5, 2012 às 6:58 pm

        Uauu, Carla!

        Nada como ouvir a voz da experiência. Suas sugestões são excelentes! Como a fantasia da chegada de barco foi “congelada”, sniff…, preferimos alugar o carro em Veneza mesmo. Sempre viajamos de trem na Itália, mas acho que dessa vez um carrinho econômico com rodas especiais é a melhor opção. Pensávamos iniciar viagem Croácia por Pula só pela chegada de barco. Adorei os roteiros, com leve inclinação para o 1º. Se saímos de Veneza no sábado à tarde, o que vc sugere como primeira parada antes do Parque: Porec, Rovijn ou Pula? Depois de Zagreb, vc teria alguma outra sugestão antes de voltármos pra Itália? Estou adorando essa conversa. Dovidjenja ! Cris

      • 23 Carla Castro outubro 5, 2012 às 8:39 pm

        Cristiane,

        eu tambm adoro essas conversas sobre roteiro! Sinto como se estivesse planejando uma nova viagem pra mim mesma =)

        Alis, quando estive na Crocia tambm fiquei com muita vontade de usar os vrios servios de balsa, mas mesmo em setembro fiquem de mos abanando =( Mas acredito que voc ainda vai aproveitar muito a viagem!

        Vamos as suas perguntas:

        *Porec, Rovijn ou Pula*: eu comearia checando hospedagem. Se achar alguma coisa legal (e aberta!) em alguma das primeiras, deixaria Pula de lado, encurtando o trajeto. Porec e Rovijn so pequenas (e super fofas) enquanto Pula, apesar do mini coliseu, no to charmosa. S iria at Pula se no houver outra opo para passar a noite.

        *Parada ps-Zagreb:* no conheo mais nenhuma cidade na Crocia que esteja no caminho de vocs, mas checando o mapa, imagino que se vocs no querem repetir o trajeto da vinda, d para sair de Zagreb com direo a Eslovnia, almoar na capital Ljubijana e depois seguir pra Itlia. No conheo a Eslovnia, s passei por l de trem, sem parada, ento no tenho condies de dizer se vale a pena. Mas uma opo a se considerar, s para no ter que repetir o caminho!

        Acho que o mais importante mesmo no planejamento ter certeza da hospedagem. Em Zagreb vocs no tero problema algum, mas nas cidades menores e em Plitvice, bom checar com antecedncia para no ser pega de surpresa.

        Abs, Carla

  16. 24 david souza novembro 26, 2012 às 1:54 pm

    oi ,eu e minha sala estamos em um campeonato de futebol e representamos o belo pais que é a Croacia.obrigado

  17. 25 Cris Ronza dezembro 26, 2012 às 6:52 pm

    Carla, espero que o Natal tenha sido generoso com você e sua família. Finalmente, fechamos o roteiro hoje e compartilho agora alguns alguns detalhes. Em poucos dias seremos observados flanando pelas ruas e canais de Veneza. Daí seguiremos de carro pelas já famosas terras croatas – primeira noite em Rovijn, segunda no Parque Plitvice e finalmente 3 calmos dias em Zagreb (terra natal da minha avó paterna, lembra?). Ainda não sabemos onde parar antes de devolvermos o carro em Veneza. Pensamos em alguma vila medieval perto de Trieste (tem alguma dica?). Depois fechamos a viagem seguindo de trem para Cortina. Nossa filha Clara está ansiosa para esquiar nas famosas dolomitas italianas. E nós, muito curiosos com toda essa aventura em terras nunca dantes … Conto tudo na volta ! Obrigada pelas preciosas dicas e tudo de melhor em 2013!!!

  18. 27 Alba fevereiro 26, 2013 às 6:44 pm

    Oi Carla!
    Adorei seu blog e a maneira como descreve. Já conheço Zagreb, e adorei, por isso quero conhecer um pouco mais da Croacia. Estaremos saindo de Milão, de carro,dia 01/04/13 em direçao à Dubrovnik, e, gostaria que vc me ajudasse no roteiro. Viajaremos por sete dias, pelo que pesquisei nao é mto, por isso queria aproveitá-los da melhor forma. Se puder me ajudar, ficarei imensamente grata.
    Abraços,
    Alba

    • 28 Carla Castro março 1, 2013 às 10:46 pm

      Ol, Alba!

      Que legal que vc est indo para a Crocia. realmente um pas lindo!

      S para ter certeza, os sete dias incluem a sada de MIlo at a chegada Dubrovnik? Voc est chegando de avio em Milo? Logo cedo? No stimo dia seu vo sai de Dubrovnik? Que horas?

      Bom, s de Milo at a Istria (regio mais prxima Itlia) so pelo menos 5h30 de carro, sem considerar paradas, erros do GPS, etc… ento seu primeiro dia seria inteiro dedicado ao deslocamento. No sei quanto voc conhece da prpria Itlia, porque nesse caminho, iria passar por Verona, Padua, Veneza e Trieste, isso s considerando as grandes. Ento se plaquinhas curiosas desvirem seu caminho, talvez entre na Crocia bem pro fim do dia.

      S a j reduz seu tempo na Crocia para 6 dias.

      Ento, se puder, me passe o roteiro que voc teria imaginado, ou os locais que vc pesquisou e que precisam estar na lista de qualquer jeito, assim posso te ajudar melhor!

      Abs, Carla

  19. 29 Denise maio 14, 2013 às 4:00 pm

    Ola tudo bem? Obrigada por compartilhar suas experiencias!
    Eu to indo pra Croacia dia chego em Zagreb 20/05 as 14hr, e volto dia 26/05 as 16H, alugamos um carro em Zagreb, quero fazer um roteiro ate Split e gostaria de ficar pelo menos 3 dias em Split pois quero ir nas praias como BOL, Hvar em algum hotel so relaxando etc…Vc poderia me ajudar a planejar um roteiro rapido e interesting??? To bem perdida pois comprei minha passagem hoje porquequero passar meu aniversario que sera dia 23/05 la em Split ou alguma praia da regiao!
    Vc teria dicas de resorts la nas praias de Hvar? Eu na verdade nem sei o q no dia 23 rs!
    No roteiro entre Zagreb e Split quero visitar alguns lugares bem rapidinho ate porque nao tenho muita paciencia pra coisas historicas gosto de conhecer olhar rapidinho tirar uma fotinha e pronto e meu marido e do msm jeito! Aprecio muito gastronomia e praias.
    Queria outra dica, as aguas das praias da regiao de Split sao geladas?
    Eu ja olhei varios site sobre a temperatura e vi que esta bastante instavel, e cada site da uma temperatura diferente, e eu sinto frio mais que todo mundo, to morrendo de medo de chegar na croacia e nao conseguir curtir as praias.
    E na volta de pra Zagreb nao queria fazer o msm roteiro vc tem alguma ideia! Affff sao muitas as duvidas desculpas por tantas perguntas se puder ajudar te agradeco!

    • 30 PAULO janeiro 31, 2014 às 7:38 am

      Carla.pretendo viajar de carro ,casal mais filho 23 e filha 27,os dois estudam europa,partindo de budapeste para croacia,22 de abril a 1 demaio.ME AJUDA SUAS DICAS ….PERFEITAS.OBRIGADO


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Total de...

  • 184,350 visitas... ou viagens!!!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: